Vale do Puiu FM
Vale do Puiu FM 87,9 | Todos os Direitos Reservados| Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Vale do Puiu FM 87,9. A reprodução ou utilização é proibida sob as penas da lei.
Sunday, 21 January 1900 00:00

História da Vale

 

Rádio Vale do Puiú FM 87,9 Mhz.

A Comunicação e o patrimônio de um Povo!!!

 

Em data de 02 de Abril do ano de 1997, uma onda nova e diferente surgia no AR. Em freqüência modulada (FM), com uma comunicação plural, contagiando a todos com alegria e entretenimento, cantando o amor, comunicando para o bem, se inserindo na sociedade e na realidade cotidiana de um povo, construindo cidadania... Alí nascia a RÁDIO VALE DO PUIÚ FM, para fazer história, para difundir, acompanhar, testemunhar e contar diariamente a história do seu povo; o povo de Parambu. Era o nascimento da história da comunicação Radiofônica Parambuense!

Inicialmente operando na freqüência 88.1 MHz e situada à Rua Santa Terezinha n° 43 no Centro desta Cidade, a Rádio Vale do Puiu FM começava a se tornar a alegria da cidade, das serras e do sertão; espaço para reinventar, reivindicar, opinar e exercer a democracia participativa. Era um sonho antigo da nossa gente que se tornava em Realidade.

Em plena década de 90, uma emissora de Rádio era um sonho praticamente impossível, dado a grande dificuldade, desde a compra de aparelhagem até o processo burocrático de concessão. Este sonho se tornava possível pelo empenho e luta incansável de grandes homens que nunca mediram esforços para o bem da nossa população. Dentre eles, se destaca como vanguardista desta história: Dr. Francisco José Ferreira Noronha, médico e ex. Prefeito de Parambu (1989-1992) que encontrou em grandes amigos, o apoio necessário para realização deste sonho. José Saraiva de Freitas (Zeca Nezim), líder comunitário de conduta ilibada, presidente da Associação Comunitária dos Produtores Residentes nos Bairros de Parambu – APREB. Antão Roques de Freitas, ex. vereador do município; Idemar Citó – Deputado estadual e muitos outros amigos, parceiros e companheiros que se engajaram para que este sonho se tornasse em realidade.

Inicialmente eram grandes as dificuldades para manter a Rádio no AR. Dificuldades financeiras e principalmente a grande perseguição da ANATEL e até da POLÍCIA FEDERAL que vinham à Parambu lacrando os nossos transmissores, “calando a voz do povo” e deixando um enorme silêncio em toda a cidade, pois, a nossa Rádio funcionava por meio de liminar que eram concedidas pela justiça, mas logo se venciam.

Daí começa a grande luta pela concessão e legalização da nossa emissora. Foram constantes as reuniões com amigos parceiros e lideres comunitários. Dr. “Vinícius” elaborou todo o projeto de engenharia exigido. Foi na pessoa de “Zeca Nezim” e da associação comunitária dos Produtores Residentes nos Bairros de Parambu – APREB com os seus sócios que se encontrava o meio legal para concessão e legalização da Vale do Puiú FM no Ministério das Comunicações. Foi também com o apoio de lideranças políticas, como o Deputado Estadual Idemar Citó e Ex. Governador Lúcio Alcântara e através de processo demorado, exigente e burocrático que depois de 07 (sete) anos de luta, em data de 14/06/2004 saiu à concessão/outorga da Rádio Vale do Puiu FM, dando o direito à associação comunitária dos Produtores Residentes nos Bairros de Parambu – APREB, de exercer legalmente neste município, o serviço de Radiodifusão comunitária.

A Radio Vale do Puiu FM ressurgia para ficar, operando em freqüência 87,9 Mhz novamente fazia historia ao se tornar a primeira emissora de Rádio da nossa cidade a ser regulamentada pelo ministério das comunicações e poder difundir as suas ondas, agora sem medos ou interferências.

Foi também com o enforco, empenho e engajamento de grandes amigos que a Radio Vale do Puiu FM, coincidentemente, no mês de Abril do ano de 2006, mudou-se para o seu atual endereço. Na Rua Sete de Setembro n° 14, com a grande colaboração do amigo “Evanes”, hoje podemos oferecer para os comunicadores e aqueles que nos visitam diariamente, mais conforto e comodidade em um ambiente simples, mas aconchegante.

A Rádio Vale do Puiú FM já construiu sua própria identidade e vem construindo diariamente a sua história e sendo marca registrada na história de cada um dos milhares de ouvintes. Coordenada pelo Radialista Claudino Sales, a equipe de comunicadores/funcionários da Rádio Vale Fm é pequena, mas, dedicada e qualificada. Muito grande é o grupo de amigos que caminham conosco acreditando na nossa idéia. Muito maior ainda é a nossa legião de ouvintes, razão da nossa existência, espalhados pelo nosso município e mais longícuos lugares.

E assim, estamos no presente, todos os dias no AR “escrevendo” nas ondas do rádio a nossa história, ouvindo a sua voz, falando a sua língua, comunicando para a cidadania.

Hoje a Rádio Vale do Puiu FM é patrimônio do povo de Parambu e seu maior patrimônio são seus ouvintes!